cover
Tocando Agora:

Grammy 2026: Com Pouca Renovação, Veja Quem São Os Indicados A Melhores Deste Ano Na Música Eletrônica

NOTÍCIAS

Grammy 2026: Com Pouca Renovação, Veja Quem São Os Indicados A Melhores Deste Ano Na Música Eletrônica
Grammy 2026: Com Pouca Renovação, Veja Quem São Os Indicados A Melhores Deste Ano Na Música Eletrônica (Foto: Reprodução)

Os indicados ao Grammy 2026 foram anunciados. A seleção foi feita para músicas e álbuns gravados entre agosto de 2024 e agosto de 2025. A cerimônia de premiação está marcada para 1° de fevereiro de 2026 em Los Angeles, nos EUA.

Algo que chama atenção na lista é a baixa renovação de artistas indicados. Em um recorte dos últimos 4 anos, há vários nomes repetidos ano após ano, seja na mesma categoria, várias categorias ou categorias diferentes de um ano para outro. Artistas como Kendrick Lamar, Lady Gaga, Billie Eilish, Beyoncé, Justin Bieber, Tame Impala, Taylor Swift e SZA aparecem regularmente entre os nomes indicados.

A baixa renovação entre os nomes levanta o questionamento sobre a curadoria das obras e nomes indicados. O que fala mais alto: a qualidade das faixas ou os números nos streamings e redes sociais?

Na música eletrônica, a repetição de DJs e produtores nos indicados tem sido uma constante. Não que não seja merecido, mas em um universo com tanta renovação, tracks e grandes talentos surgindo todo mês, o critério de avaliação e os curadores não parecem ter ouvidos para este universo como um todo.

Fred Again.. é um dos grandes produtores dos últimos anos na dance music. Em 2024 ele teve indicações como revelação do ano, álbum do ano e duas faixas entre as melhores músicas. Em 2025 teve ‘’Leavemealone’’ indicada entre as melhores gravações de dance/eletrônica e para o ano que vem está na lista de melhor álbum e música mais uma vez.

A lenda Skrillex é outro que constantemente aparece entre os nomes postulantes a vencer o Grammy. Desde 2011 quando venceu o seu primeiro, são 20 indicações e 9 troféus. Em 2026 ele concorrerá ao prêmio de melhor álbum e melhor faixa.

Outro concorrente que possui várias nomeações é Kaytranada, com 10 ao longo da carreira. Em 2026 ele está indicado à melhor faixa e melhor remix. Rüfüs Du Sol, Tame Impala e Disclosure são outros exemplos que têm algumas nomeações no currículo e aparecem novamente nas listas.

Todos os citados são grandes músicos e a intenção aqui é convidar à reflexão para a baixa rotatividade de nomes tanto na música eletrônica quanto em outras categorias. Hoje em dia, dezenas de novos artistas estão surgindo e tomando seu espaço com muito mérito, tal qual os indicados. Na música eletrônica é preciso ter um olhar muito atento para além do que os números nos mostram. A influência, capacidade de fazer uma pista dançar por horas, suportes de outros grandes DJs e gigs nos grandes palcos precisam ser levadas em consideração em uma avaliação para um prêmio dos melhores.

A música eletrônica historicamente é construída primeiro fora dos grandes palcos para depois ser exportada ao mainstream. A matriz criativa está em jovens do underground experimentando o que a pista quer ouvir. A renovação neste nicho é grande e deve ter uma atenção maior e ampla do cenário.

A seguir, confira os indicados nas categorias de melhor álbum, melhor música e melhor remix:

Melhor Álbum de Dance/Eletrônica

‘Eusexua ‘ — FKA Twigs

Ten Days — Fred Again..

Fancy That — PinkPantheress

Inhale / Exhale — Rüfüs Du Sol

F*** U Skrillex You Think Ur Andy Warhol But Ur Not!! <3 — Skrillex

Melhor Gravação Remixada

“Abracadabra (Gesaffelstein Remix)” — Gesaffelstein, remixer (Lady Gaga, Gesaffelstein)

“Don’t Forget About Us” — Kaytranada, remixer (Mariah Carey & Kaytranada)

“A Dreams A Dream – Ron Trent Remix” — Ron Trent, remixer (Soul II Soul)

“Galvanize” — Chris Lake, remixer (The Chemical Brothers & Chris Lake)

“Golden – David Guetta REM/X” — David Guetta, remixer (HUNTR/X: EJAE, Audrey Nuna, Rei Ami)

Melhor Gravação de Dance/Eletrônica

“No Cap” — Disclosure & Anderson .Paak

“Victory Lap” — Fred Again.., Skepta & PlaqueBoyMax

“Space Invader” — Kaytranada

“Voltage” — Skrillex

“End of Summer” — Tame Impala


FONTE: DJ MAG BRASIL 

Comentários (0)